quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Aula 4 - Romantismo

O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países : Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.

As características principais deste período são :
- valorização das emoções
- liberdade de criação
- amor platônico
- temas religiosos
- individualismo
- nacionalismo
- história.

Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.

Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram : amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios.

Principais romancistas românticos brasileiros

- Joaquim Manuel de Macedo, romancista urbano escreveu A Moreninha e também O Moço Loiro.

- José de Alencar, principal romancista romantico. Romances urbanos: Luciola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora. Romances regionalistas: O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê. Romances históricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata. Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara.

- Manuel Antônio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.

- Bernardo Guimarães: considerado fundador do regionalismo. Obras: A Escrava Isaura; "O Seminarista"

- Franklin Távora: regionalista. Obra mais importante: O Cabeleira.

- Visconde de Taunay: regionalista. Obra mais importante: Inocência.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Aula 3 - Arcadismo

O Arcadismo foi um estilo literário que perdurou pela maioria do século XVIII, sendo também chamado neoclassicismo por ter como um dos objetivos imitar os autores clássicos como Homero e Virgílio (daí o fato das figuras da mitologia Grega e Romana serem muito utilizados). Tinha como principal característica o bucolismo, elevando a vida despreocupada e idealizada nos campos. Outra característica importante é a tendência a lógica, que se manifesta na descrição racional dos sentimentos.

Aula 2 - Barroco

O Barroco foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, ocorrido durante os séculos XVI e XVII ( Europa ) e XVII e XVIII ( América ), inspirado no fervor religoso e na passionalidade. O termo Barroco advém da palavra portuguesa homónima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.
Caracteriza-se, num período de dualidades; num eterno jogo de poderes entre divino e humano, no qual não há mais certezas. A dúvida é que rege a arte deste período. E nas emoções o artista vê uma ponte entre os dois mundos, assim, tenta desvenda-las em suas representações.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria, o preto e o branco nas luzes.

Aula 1 - Uma Odisséia no Espaço

A obra de Stanley Kubrick acaba de certa maneira, fazendo uma relação entre a o desenvolvimento humano, o qual é simbolizado pelo filme, e a literatura.
É retratado o momento em que o homem descobre que não há mais limites, através de um simples gesto, o lançamento da ossada ao céus, quando amplia seus horizontes.
A literatura que estuda o homem em sua sociedade e seu desevolvimento de idéias, também não possui limites, de certo modo que cada um possui sua própria definição da mesma.