Movimento literário de origem francesa, surgindo no século XIX em oposição ao romantismo.
Muito caracterizado pelo espírito positivista. Nesta época vivia-se uma mistura de euforia social com uma certa tranquilidade quando um dos maiores valores passou a ser a forma, a beleza.
O poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo custo, e por vezes, se mostra incapaz para tal. Aspectos importantes para essa estética perfeita são:
- Rimas Ricas: São evitadas palavras da mesma classe gramatical. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porém também muito usada as rimas ABBA.
- Valorização dos Sonetos: É dada preferência para os sonetos, composição dividida em duas estrofes de quatro versos, e duas estrofes de três versos. Revelando, no entanto, a "chave" do texto no ultimo verso.
- Metrificação Rigorosa: O número de sílabas poéticas deve ser o mesmo em cada verso, preferencialmente doze sílabas(versos alexandrinos), os mais utilizados no período. Ou apresentar uma simetria constante, exemplo: primeiro verso de dez sílabas, segundo de seis sílabas, terceiro de dez sílabas, quarto com seis sílabas, etc.
- Descritivismo: A poesia parnasiana é baseada em objetos, objetos mortos, sempre optando pelos que exigem uma descrição bem detalhada.
- Temática Greco-Romana - A estética é muito valorizada no Parnasianismo, mas mesmo assim, o texto precisa de um conteúdo. A temática abordada pelos parnasianos é Antiguidade Clássica, características de sua história e sua mitologia. É bem comum os textos descreverem Deuses, heróis, fatos lendários, personagens marcados na história e até mesmo objetos.
- Cavalgamento - Perda de sentido no verso. O verso depende do contexto para ser entendido. Tática para prioriazar a metrica e o conjunto de rimas.
No Brasil, o parnasianismo dominou a poesia até a chegada do modernismo. A importância deste movimento no país deve-se não só ao elevado número de poetas, mas também à extensão de sua influência, uma vez que seus princípios estéticos dominaram por muito tempo a vida literária do país.
quarta-feira, 25 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
it´s okkkkkkkkkkkkkk!
bj
G.
Postar um comentário